Welcome Guest [Log In] [Register]
Welcome to The Best Reborn. We hope you enjoy your visit.


You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.


Join our community!


If you're already a member please log in to your account to access all of our features:

Username:   Password:
Add Reply
Cerceamento do acesso á bebidas alcoolicas
Topic Started: Mar 4 2012, 09:12 PM (222 Views)
Ark Lennard
Member Avatar
Ele mesmo
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Quote:
 
BRUNO PAES MANSO - Agência Estado

Depois de proibir o fumo em ambientes fechados no Estado, a Assembleia Legislativa deve apresentar na próxima semana um novo projeto de lei que já tem causado polêmica em São Paulo. Agora, os deputados vão discutir a proibição da venda e do consumo de álcool nos espaços abertos.

Caso o projeto de autoria de Campos Machado (PTB) seja aprovado e sancionado por Geraldo Alckmin (PSDB), ficarão proibidos a venda e o consumo de bebida alcoólica em ambientes públicos, como praias, calçadas, postos de gasolina e estádios, entre outros lugares.

Como ocorre em províncias canadenses e Estados americanos, ainda haverá restrição ao porte de bebida nas ruas. Carregar garrafas só será permitido em público com embalagens que escondam o rótulo.

Campos tem corrido atrás de apoio. Ele mandou cartas para senadores e deputados de todo o Brasil. "Queremos criar um clima de apoio na sociedade antes de aprovar o projeto. Vereadores e deputados de outros Estados já entraram em contato para apresentar projetos semelhantes", disse o deputado.

O debate em torno do tema começou desde que o deputado fez os primeiros discursos em defesa do projeto na Assembleia, na semana passada. Na quarta-feira, um grupo de jovens criou no Facebook a página Sampa Pró-Fun, atualmente com 71 integrantes, que passou a discutir algumas das restrições já existentes em São Paulo.

A empresária Mariana Moretti, dona do Ô de Casa Hostel, na Vila Madalena, na zona oeste, foi uma das criadoras do grupo. Ela também é integrante do bloco carnavalesco João Capota na Alves, que sai há cinco anos pelas ruas do bairro. No sábado de carnaval, cerca de 2,5 mil pessoas estavam presentes, mas o bloco foi impedido de seguir. "São Paulo está ficando restritiva àqueles que usam as ruas da cidade. Lutamos para reverter esse quadro."

Entidades e associações de bares e restaurantes, além de grupos que atuam para restringir o uso de álcool e drogas, por outro lado, defendem o projeto. "O primeiro passo importante foi a proibição de venda de álcool para menores de 18 anos. A restrição de venda e consumo em espaços públicos é outro avanço", defende o advogado Cid Vieira de Souza Filho, presidente do Comitê Estadual sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). "Não creio que a medida atinja os direitos individuais. Trata-se de um tema para ser avaliado pelo Supremo Tribunal Federal caso seja aprovado." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,apos-fumo-projeto-veta-alcool-na-rua,843895,0.htm


Não é de hoje que o alcool é idolizado e tratado de maneira bastante irresponsavel por nós. É de sempre, é da cultura humana... Aqui no Brasil medidas pra lidar com isso nunca foram realmente levadas a sério. Vai dizer que, apesar de tudo, impedem realmente o menor de comprar bebida ou cigarros? Muito raramente acontece. Só uma vez me pediram documento, era uma senhora. Senhores são mais chatos huheuhe...

Ali não existe realmente, olhando pelo que diz o texto, uma proibição do consumo. A poibição é quanto a ostentação do produto (rotulos teriam que ser cobertos ou retirados) e o cerceamento dos pontos de acesso, privando o comercio das bebidas alcoolicas a casas especificas. Isso dificultaria o acesso a bebida. Isso causaria muito descontentamento hehe...

No exterior já funciona assim em países como o Canadá. Porém vem aquela diferença de cultura enorme entre nós e lá. De qualquer forma o povo brasileiro não é de se revoltar, é de criar um jeito pra burlar. Não se preocupa com as leis e, se vier uma que prejudique, ele procuira meios de sair dela só pra não perder o prazer. E como sabemos, brasileiro é cara de pau e mesmo fora da lei vai se achar senhor da razão. Confusões a vista...

Por mais que eu seja a favor e não veja mal nesse projeto - na verdade eu vejo beneficios... - vejo um mal na perspectiva dele. Com o cigarro foi mais facil pq ele já é difundido como um mal por si. Mas a bebida é idolatrada, é o escape da realidade, o unico "alucionogeno permitido".

Será que esta lei daria certo no Brasil?
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
xinaz
Member Avatar
Chapa Quente
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Ark Lennard
Mar 4 2012, 09:12 PM
De qualquer forma o povo brasileiro não é de se revoltar, é de criar um jeito pra burlar. Não se preocupa com as leis e, se vier uma que prejudique, ele procuira meios de sair dela só pra não perder o prazer. E como sabemos, brasileiro é cara de pau e mesmo fora da lei vai se achar senhor da razão. Confusões a vista...
Tu acabou de citar o "jeitinho brasileiro", atitude praticada por 90% da população!


Concordo que o álcool é um mal, e que deveria ser tratado de uma forma diferenciada. Pra alguns, parece mais um orgulho do que uma prática normal.
Eu bebo, mas modero porque tenho noção dos males que nos traz. Tem gente que bebe direto e extrapola, aí que tá o problema.

Ainda assim, não sei se a proibição é válida.
A proibição do cigarro, foi porque havia muitos fumantes passivos, e isso era um mal não só pra quem utilizava do cigarro, mas também pra quem convivia com eles.
Agora, a cerveja GERALMENTE não traz mal pra quem está em volta. Desde que quem beber não dirija por aí alcoolizado, o que é o mínimo de bom senso que as pessoas deveriam ter. O problema é que eles não têm.

Mas, seja proibindo a cerveja ao ar livre ou não, com certeza as pessoas continuarão bebendo e dirigindo sem responsabilidade alguma. E por isso, acho que essa lei não viraria nada aqui.
Ainda que seguissem a lei (o que acho muito difícil), beberiam dentro de casa e saíriam por aí, do mesmo jeito de sempre. =/
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Ark Lennard
Member Avatar
Ele mesmo
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Bem, mas a idéia é essa. De certa forma eles só querem diminuir essa exposição exagerada da bebida, tornando ela algo mais segregado e diminuindo essa idolização. O errado não seria beber na rua, mas vc deixar isso claro exibindo o rotulo da bebida.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
xinaz
Member Avatar
Chapa Quente
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Não sei se proibir a exibição do rótulo reduziria essa idolização... se bem que até começou a fazer um pouco de sentido. Galera idoliza não apenas cerveja, mas algumas certas cervejas.

Ainda acho que a idolização da cerveja continuaria, e não tenho certeza se diminuiria. Mas bem, não acho que isso vá pesar tanto, desde que fique por aí. Por mim, pode até rolar a tentativa, nem ligo, mas sei que vai ter muito caboclo revoltado. ahuehauea
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
B.Marques
Member Avatar
Destruidor
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Sabe quantas vezes bebi sentadinha no meio de uma galera no meio da rua? Era mágico, sentar numa praça mais afastada e rir com o povo. Dei uma parada nessa vida, mas as vezes ainda saio pra andar, e quando vejo, ao longe tem uma rodinha de amigos lá, só chegar, sentar e bater papo com eles e suas bebidas... Não tirem isso de mim, governantes, não tirem. i.i~~
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
xinaz
Member Avatar
Chapa Quente
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Bom, pelo que reli, tu pode só carregar elas sem rótulo em locais abertos, e ainda não pode consumir. Acho que as poucas vezes que consumi na rua, era na verdade no bar... então, acho que nem conta, até porque aqui geralmente vem em torre de chopp.
E pelo que parece, vai ser só no estado de SP, né?
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
B.Marques
Member Avatar
Destruidor
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Minas se cortar a bebidinha dos caboclos eles tiram a garrucha da parede, sô.

Mas, no fundo, nunca parei pra pensar no que a bebida em locais públicos podiam causar, nem como incentivo, nem como algo imediato mesmo. o.õ
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Jinn
Member Avatar
八千以上だ!
Será que essa lei implicaria com a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas? Pois eu acho que ela ainda é a grande responsável por trazer jovens à bebida. Basta tu analizar as condições em que as bebidas são apresentadas em tais comerciais; todos estão sempre felizes, são pessoas bonitas, interagem entre si e parecem ser amigas umas das outras. O jovem que vê isso quer estar lá no meio, e como a bebida alcoólica é que parece ser a peça que junta todos, ele vai querer experimentar. E por mais que haja uma mensagem de "alerta" no final do comercial, ela não serve de nada, pois não alerta sobre os males da bebida, ou do vicio que pode causar, ou dos problemas como acidentes de transito e etc. Apenas pede que "apreciem com moderação", ou seja, apenas "mascara" o problema...

No meu ponto de vista, se o propósito é evitar a idolização da bebida, não adianta nada esconder na rua e continuar fazendo propaganda na TV, isso estrapola a hipocrisia, honestamente.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Rajnt
Member Avatar
Incarna
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
Eu ficaria muito triste se quando eu fosse à praia não pudesse beber.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
B.Marques
Member Avatar
Destruidor
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
É meio difícil por isso em prática, metade dos barzinhos são na rua, e, como disse o Rajnt, e os ambientes abertos assim? Praias, lagos, clubes? Nunca mais churrasquinho na piscina. =P
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Tio Beck
Member Avatar
pagão falsificado
 [  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  ]
essa é daquelas leis que se passar não vai pegar.

a bebida, não é vista da mesma forma que o cigarro, já que ela não incomoda quem não bebe de forma direta.

imagina como seria a virada cultural aqui em sampa, sem o destilado da galera.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
ZetaBoards - Free Forum Hosting
Free Forums. Reliable service with over 8 years of experience.
Learn More · Register Now
« Previous Topic · Papo cabeça · Next Topic »
Add Reply

THE BEST - Since 2004