Welcome Guest [Log In] [Register]

Bem vindo ao Wii Players Forum.

Você está vendo o fórum como visitante. Isso significa que você não pode utilizar algumas ferramentas e só pode olhar os tópicos . Registrando-se em nossa comunidade você vai poder vai poder usar todas as ferramentas exclusivas para membros do fórum, como postar no fórum, mandar mensagens, customizar seu perfil e muito mais.Registrar é simples, rápido, e completamente grátis!

Entre na nossa comunidade!

Se você já é um membro, logue-se para acessar todo o conteúdo:

Username:   Password:
Add Reply
Novato com dúvidas; Mais um noob pra incomodar :D
Topic Started: 1 Sep 2009, 11:36 (275 Views)
fernyman
Member Avatar

Oi pessoal,

Sou novo no fórum e novo no mundo do Wii. Sábado passado eu comprei um Wii e joguei um pouco do Wii Sports que veio com ele. Tenho que dizer que o Wii é tudo que eu esperava em termos de diversão. Eu tenho também um PS3, que é meu console principal, mas os jogos são muito caros. Então comprei o Wii pra jogar entre um jogo de PS3 e outro, e também pra jogar com a família.

De sábado pra cá, eu li mais do que joguei. Queria descobrir tudo o que é possível sobre o Wii e já descobri bastante. Sobre o Homebrew channel, sobre WADs e cIOS, softmod, chips, etc. Só que a informação é muito difusa. A maioria dos tutoriais que eu li (wiihacks.com) leva em consideração que a pessoa conhece muito sobre os hacks, então quase não há nada para noobs como eu.

Só hoje eu achei esse site, e achei bem mais simples de entender (mesmo por estar em português). De qualquer forma, acho que já estou pronto pra continuar, só tenho umas poucas dúvidas:

1. Comprei o Wii usado e percebi que ele já foi aberto, mas o vendedor disse que ele não era desbloqueado. Eu pretendo desbloquear por softmod, mas fiquei receoso de instalar o Homebrew channel e os Loaders (DVD e USB) sem saber se ele já foi modificado antes. Tem como saber se ele já foi modificado antes?

2. Caso não tenha como saber, é perigoso eu simplesmente ir em frente com o softmod? O sistema do Wii está na versão 4.1U

3. Nesse caso talvez seja melhor um hardmod? Eu queria instalar o chip eu mesmo. Vi o D2ckey + Wii-clip no Mercado Livre por R$ 49.00, mas não sei se serve no meu Wii (por causa da epoxi no chip). O serial do meu Wii começa com LU50, será que serve?

Desculpe pelo post gigante e obrigado antecipadamente!
Offline Profile Quote Post Goto Top

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Seja bem vindo então.

Vamos lá com as dúvidas:

1. É um pouco complicado de descobrir se ele já foi modificado. Um dos indícios claros é o homebrew channel mas mesmo assim pode ser que ele tenha sido modificado ou não. É provavel que nada foi feito nele já que a firmware é a 4.1 e pelo visto não tem o HBC

2. Não tem problema algum fazer modificações se ele já foi modificado. Normalmente quando se instala uma cIOS já instalada ela se sobrescreve não causando problemas. Pode ir em frente com seus mods, tanto o usb loader quanto o loader pra dvd, além de outros que desejar. Lembrando que, no seu caso é muito provável que você consiga instalar o HBC somente via bootmii. Ele é bem simples de usar, existem diversos tutoriais de como usar ele para instalar o HBC.

3. Pelo visto você abriu seu console e confirmou a epoxi lá e provavelmente isso confirma o motivo de não ter sido desbloqueado. Essa da epoxi é bem nova (descobri só agora que você falou). Existem formas de remover a epoxi e instalar o modchip mas pelo visto isso requer uma certa habilidade. E outra coisa, o D2CKey não resolve seu problema pois seu Wii tem drivechip D2E (é o que eu acho pois o lance da epoxi apareceu só recentemente) e o D2CKey não funciona nele (por isso foi descontinuado e deu lugar ao D2Pro).

Concluindo, eu recomendo que você use softmod mesmo devido a maior facilidade para seu caso. Acho que você levar em um técnico e pedir pra ele instalar um modchip, se ele instalar ele vai cobrar caro.

E se ainda tiver dúvida é só perguntar!
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!!

Consoles que já tive/tenho/quero ter

- Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa
- NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto
- SNES - Vendido com muito pesar!
- N64 - Tenho até hoje, fica do lado do Wii
- Wii (com D2CKey) - Imponente, do lado do N64
- PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Macbook comprado e agora sem grana!!!)

fernyman
Member Avatar

Valeu pela resposta, Rafael

Eu não abri ele ainda. Confesso que teria aberto se tivesse a chave, e assim saberia qual é o chip dele e se tem ou não Epoxi. Pelo que eu andei lendo, meu console foi fabricado em 2006, mas não sei quando começaram a usar Epoxi nos chips.

Outra cois que me deixou em dúvida é quanto a qual SD card usar. Tem que ser 2 GB? Eu tenho aqui um MicroSD de 512MB (com adaptador pra SD). Será que daria certo com esse?

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Precisa não. Pode ser de 512MB mesmo. Normalmente os homebrews e mods são pequenos. Os canais que são grandes por isso depende do seu uso. Se você for instalar e depois substituir por outra coisa o de 512 é suficiente, agora se você guarda diversos homebrews pra usar ai tem que pensar no tamanho do SD.

Eu usava um de 512mb até aposentar meu celular, ai comecei a usar o de 2gb denovo.
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!!

- Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa
- NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto
- PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Macbook comprado e agora sem grana!!!)

fernyman
Member Avatar

Blz, Rafael. Vou começar a farra hoje!

Depois posto os resultados das minhas experiências aqui!

JOKER
Member Avatar

o rafael já respondeu tudo mas eu queria dizer que pra SD card eu prefiro o de 1 giga porque é melhor sobrar do que faltar na hora que precisa, principalmenta na questao dos jogos da Wiiware eu aconselho voce a por um de 1 giga cara...
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

fernyman
Member Avatar

Oi de novo!

Eu acabei comprando um SD de 2GB mesmo. Ontem fiquei até as 4:00 hackeando o Wii. No final fiquei muito satisfeito pois rodei os jogos que eu baixei e gravei em casa mesmo, no disc channel. :D

Eu segui este tutorial aqui: http://www.wiihacks.com/recommended-faqs-guides-tutorials-only/16970-new-3-1-4-1-softmod-any-wii.html

Acho que instalei o básico pra rodar backups e também me prevenir contra um possível brick, já que fiz backup da memória do Wii.

Meu próximo passo agora é instalar o USB Loader (com capas em 3d) e usar um HD de 250 GB que tenho aqui. Ainda estou em díuvida sobre a instalação de alguns desses homebrews. Eu tenho que instalá-los sobre um IOS? Como eu instalo eles como um canal (de preferência no SD card)?

Também queria instalar os emuladores como canais, é possível?

Obrigado mais uma vez!

Edited by fernyman, 2 Sep 2009, 12:36.

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Depende, alguns homebrews modificam as IOSs ou instalam cIOS para realizar um determinado fim, por exemplo o patch de softmod que permite rodar os jogos direto do disc channel. Existem homebrews que rodam através do HBC, como por exemplo alguns emuladores, o USB loader e alguns softmods . Agora existem homebrews que instalam canais como o USB Channel que foi feito com base no USB loader do waninkoko. Esses homebrews, em tese, podem ser transferidos para o SD (considerando que o Wii tenha firmware 4.0+) e rodados por ele. O que tem que ser levado em consideração é que nem todos esses homebrews foram feitos pra firmware 4.0 por isso possuem uma assinatura diferente para o canal que talvez impossibilite a cópia para o SD. Mesmo que é difícil de encontrar algum homebrew não atualizado, o que você pode fazer é ver na descrição dele se ele suporta a cópia.

fernyman
Member Avatar

Valeu Rafael,

Consegui instalar o Canal do SNes9x. Apesar de o canal estar na memória do Wii (15 blocos), ele roda o emulador do SD. É como um "Link". Vou tentar fazer assim com os emuladores de N64, Genesis e Mame também. Eu senti a falta de uma espécie de repositório onde eu pudesse pegar os arquivos mais novos. Tive que procurar na net e aí fica difícil saber se há atualizações. Existe alguma coisa do tipo?

Agora eu cheguei a 95% do que eu queria. Só falta agora mesmo o USB Loader. Qual é o mais indicado?

Obrigado de novo!

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Eu particularmente confio muito no do waninkoko. Por ter sido o primeiro que efetivamente saiu do "papel" e virou homebrew e por ser o que deu origem a diversas cópias por ai. O USB Channel tem boas recomendações mas não sei se ele é apenas um port do loader do waninkoko que cria um canal ou se ele é uma versão modificada e/ou diferente.

De qualquer modo acho eu que a maioria deve ser baseada no do waninkoko, pelo menos aproveitando as cIOS dele que são as responsáveis por quase todo o trabalho do loader.

Infelizmente não testei nenhum usb loader ainda pois ainda tenho que comprar uma case para meu hd de 80 ide e estou com uma certa dificuldade de encontrar uma case ide mas assim que comprar vou testar.

fernyman
Member Avatar

Valeu de novo, Rafael! Agora o Wii está como eu quero (vou deixar o USB pra depois, mas já instalei o USB channel). Agora acabou o trabalho é só jogar!

No fim, foi fácil modificar o Wii. Adorei essa flexibilidade dele. Não só por permitir jogos não-originais, mas por dar essa sensação de que o console é SEU e você faz o que quiser com ele. Foi muito divertido!

Obrigado a vocês por me ajudar com as dúvidas!

1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
« Previous Topic · Ajuda · Next Topic »
Add Reply