Welcome Guest [Log In] [Register]

Bem vindo ao Wii Players Forum.

Você está vendo o fórum como visitante. Isso significa que você não pode utilizar algumas ferramentas e só pode olhar os tópicos . Registrando-se em nossa comunidade você vai poder vai poder usar todas as ferramentas exclusivas para membros do fórum, como postar no fórum, mandar mensagens, customizar seu perfil e muito mais.Registrar é simples, rápido, e completamente grátis!

Entre na nossa comunidade!

Se você já é um membro, logue-se para acessar todo o conteúdo:

Username:   Password:
Add Reply
  • Pages:
  • 1
  • 6
[v4.2] Instalando o Homebrew Channel; Rode aplicativos hbc na versão 4.2 Wii
Topic Started: 30 Oct 2009, 22:15 (4,395 Views)
Dokmos
Member Avatar

Olá, após conseguir instalar o homebrew no meu wii 4.2U e o neogama para rodar jogos PAL que antes não rodavam, eu fiz este tutorial detalhado para o pessoal que está com a versão 4.2 e quer instalar o homebrew, além de outros aplicativos.

Este tutorial é baseado nas instruções do portal Wiifever, portal Wiibrew e do portal Emudesc.

Atenção, leiam o texto retirado do Wiifever.com

"Primeiramente NÃO se deve atualizar o Wii para a 4.2 de jeito nenhum, esta atualização foi feita para tentar impedir você de utilizar as funcionalidades dos Homebrews existentes para o Wii, e não traz nenhuma mudança.
Se você já fez isso, o melhor a fazer e esperar mais algum tempo, apesar deste pack funcionar como escrito no post, ainda não recomendo a execução do mesmo, já que o procedimento ainda é BETA e pouco testado." Wiifever.com.br

Ou seja, nada ainda é 100%. Lembre-se que existem riscos, porém já encontrei várias pessoas que conseguiram através deste método, inclusive com o wii 4.2U.

Tópicos originais:
www.wiifever.com.br/2009/10/homebrew-channel-na-42-bannerbomb-e.html
www.wiibrew.org/wiki/Homebrew_setup
www.emudesc.net/foros/wii-scene/169475-tutorial-instalar-cios-249-4-2-a.html

Itens necessários:
- Wii Console 4.2
- Cartão SD
- Computador (PC or Macintosh)
- Leitor de Cartão SD no Computador
- Internet configurada no Wii

Downloads:
- PACK 1 Homebrew 4.2.rar
Link 1 (Rapidshare)
Link 2 (4shared)

- PACK 2 cIOS 4.2.rar
Link 1 (Rapidshare)
Link 2 (4shared)

- PACK 3 WADs 4.2.rar
Link 1 (Rapidshare)
Link 2 (4shared)

Parte 1 - Preparando o Cartão de Memória SD

- Formate seu cartão de memória SD, com o "Sistema de Arquivos" ou "File System" em FAT.
- Descompacte o arquivo "PACK 1 Homebrew 4.2.rar" diretamente dentro do seu cartão de memória SD (na raiz dele).
Obs.: O download do "PACK 1 Homebrew 4.2.rar" está disponível no início do tutorial.
- Remova o cartão de memória SD do seu computador.

Parte 2 - Instalando o Homebrew e Bootmii no Wii 4.2

- Ligue o console e espere carregar a tela principal. Não insira ainda o cartão de memória SD no seu wii!
- Espere carregar a tela principal do Wii, depois entre no "SD Card Menu", só clicar em um ícone do cartão de memória que aparece ao lado de "Wii Options".
- Depois de entrar no "SD Card Menu" insira o seu cartão de memória SD. Então irá aparecer a seguinte mensagem: "Load boot.dol/elf? (If you paid, you were scammed! http://hbc.hackmii.com/scam)
(Yes) or (No)"

Clique em 'Yes'.
- Em seguida, irá aparecer um aviso explicativo do hbc.hackmii.com, aguarde durante alguns segundos até que apareça a mensagem: "Press 1 to continue"
Então aperte 1.
- Deste modo, aparecerá aparecer a tela do Hackmii Installer v0.6, clique em Continue.
- Logo, você verá 3 opções: Install Homebrew Channel, Install DVDX e Bootmii. Instale o Homebrew Channel e o Bootmii, caso deseje também instale o DVDX (recomendado).
- Depois de instalado o HBC (Homebrew Channel) e o Bootmi, desligue o console e retire o cartão de memória SD.

Parte 3 - Preparando o Cartão de Memória SD novamente

- Coloque o cartão de memória SD em seu leitor do computador.
- Descompacte o arquivo "PACK 2 cIOS 4.2.rar" diretamente dentro do cartão de memória SD (na raiz dele), isto mesmo, junto com os arquivos que já estão lá dentro.
Obs.: O download do "PACK 2 cIOS 4.2.rar" está disponível no início do tutorial. Todos os arquivos que pedir para substituir enquanto descompacta no cartão coloque 'Sim'.
- Depois de concluído, remova o cartão de memória SD do seu computador.

Parte 4 - Removendo a IOS249 Fake

- Lingue o console e insira o cartão de memória SD.
- Entre no canal do Homebrew que você instalou (ele aparecerá na tela principal do wii).
- Dentro do canal HBC, entre no bootmii, lembrando que para rodar o bootmii é só clicar no botão 'Home' do Wiiremote e clicar na opção 'Launch BootMii'.
- Irá aparecerer uma tela preta durante alguns segundos (isso é normal), depois algumas mensagens e finalmente carregará o bootmii juntamente com o Wad Manager v1.4.
- No começo aparecerá uma mensagem explicativa e mais abaixo, você lerá: "If you agree, press A button to continue."
Então aperte A.
- Depois aparecerá uma mensagem: "Select source device: <Wii SD Slot>"
Para alterar é só clicar nas setas direcionais para direita ou esquerda do Wiiremote, se já estiver na opção 'Wii SD Slot', não altere e aperte A.
- Assim aparecerá os arquivos WAD que podem ser instalados, no nosso caso, 'IOS249.wad (0.16mb)', em seguida você verá a mensagem: "Press A button to (un)install a WAP FILE."
Aperte A novamente.
- Deste modo, aparecerá a mensagem: "Select action: <Install WAD>", caso esteja selecionado 'Install WAD' não altere.
Aperte A para instalar a IOS249.wad.
- Então ocorrerá o processo de instalação da wad IOS249, e no final a seguinte mensagem: "Press any button to continue..."
Aperte qualquer botão, por exemplo A.
- Assim novamente aparecerá os arquivos WAD que podem ser instalados, no nosso caso, 'IOS249.wad (0.16mb)', em seguida você verá a mensagem: "Press A button to (un)install a WAP FILE."
Aperte A novamente.
- Desta vez vamos desinstalar a IOS249 que acabamos de instalar, para isso na mensagem: "Select action: <Install WAD>", altere com a seta direcional para a esquerda ou para a direita, selecionando a opção '<Uninstall WAD>'.
Então aperte A para seguir.
- Ocorrerá o processo de desinstalação do IOS249, e no final a seguinte mensagem: "Press any button to continue..."
- Pronto! Você acaba de remover a IOS249 fake. Depois saia do wad manager v1.4 e desligue o console.

Parte 5 - Preparando o Cartão de Memória SD quase pela última vez

- Dentro do cartão você encontrará o arquivo 'boot.dol', apague ele.
- Depois, você renomeará o arquivo 'cIOS38_rev14-Installer.dol' para 'boot.dol' (sem as aspas).
- Assim concluído, remova o cartão de memória SD do seu computador.

Parte 6 - Instalando a IOS249 Verdadeira

- Entre no canal do Homebrew.
- Dentro do canal HBC, entre no bootmii, lembrando que para rodar o bootmii é só clicar no botão 'Home' do Wiiremote e clicar na opção 'Launch BootMii'.
- Irá novamente aparecerer uma tela preta e depois chuviscos durante alguns segundos (isso é normal), depois algumas mensagens e finalmente carregará o bootmii juntamente com o Wad Manager v1.4.
- Então aparecerá a mensagem: "Select IOS version to use installation: <IOS36>, então clique na seta do seu Wiiremote para a esquerda até a opção 'Do not reload IOS'.
Em seguinda, aperte A.
- Aparecerá um texto explicativo e em seguida a mensagem: "If you agree, press A button to continue."
Então aperte A.
- Você léra a seguinte mensagem: "Select Custom IOS installation mode: <WAD installation>", com a seta direcional do seu Wiiremote altere para opção 'Network installation'.
Aperte A.
- Ocorrerá o processo de download e instalação da IOS249 verdadeira, lembrando que se sua internet do Wii não estiver configurada ocorrerá erros. Após o processo, aparecerá a mensagem: "Press any button to continue..."
- Desligue o console e remova o cartão de memória SD.

Parte 6 - Preparando o Cartão de Memória SD pela última vez

- Entre na pasta 'wad' do seu cartão de memória SD e delete o arquivo 'IOS249.wad'.
- Extraia o arquivo "PACK 3 WADs.rar" diretamente dentro do cartão de memória SD (na raiz dele), junto com os outros arquivos que já estão nele.
Obs.: O download do "PACK 3 WADs.rar" está disponível no início do tutorial. Todos os arquivos que pedir para substituir enquanto descompacta no cartão coloque 'Sim'.
- Assim que concluído remova o cartão de memória SD de seu computador.

Parte 7 - Instalando as WADs importantes

- Dentro do canal, entre no Wad Manager (aplicativo que aparece na tela principal do HBC).
- Aparecerá um texto explicativo e em seguida a mensagem: "If you agree, press A button to continue."
Então aperte A.
- Em seguida, aparecerá uma mensagem: "Select source device: <Wii SD Slot>"
Para alterar é só clicar nas setas direcionais para direita ou esquerda do Wiiremote, se já estiver na opção 'Wii SD Slot', não altere e aperte A.
- Assim aparecerá os arquivos WAD que podem ser instalados, desta vez serão quatros WADs: BackUp Channel.wad, IOS16-64-v257.wad, IOS35.wad e IOS36.wad. Instale todos os WADs.
- Pronto! Seu homebrew está preparado para ser utilizado.

Como eu disse, eu apenas repassando o que eu consegui fazer! Instalei o Homebrew Channel na minha versão 4.2 e consigo rodar os aplicativos. Consegui até instalar o Geckos/Neogama para rodar meus jogos PAL que ficaram travados com a versão 4.2!

Espero que aproveitem este tutorial, tentei explicar da maneira mais simples possível. Qualquer dúvida a respeito do tutorial que eu possa ajudar estarei disponível.

Atenciosamente,
Dokmos
Edited by Dokmos, 30 Oct 2009, 22:16.

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros." Ayrton Senna
Offline Profile Quote Post Goto Top

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Legal você ter postado um tutorial de como instalar. Já tinha visto esse tutorial em inglês. E só reforçando o aviso:

Esse método foi feito para Wiis virgens, ou seja, que nunca passaram antes por algum método de instalação de homebrews ou algum mod. Se você já tiver feito algum mod inclusive ter instalado o HBC e atualizar para a 4.2, esse método até pode funcionar mas existem chances (e razoavelmente grandes) de ocorrer brick!!! Por isso volto a recomendar, não atualizem pelo Update oficial caso tenham e/ou desejam usar homebrew.

Já existe o update não oficial (que só atualiza o que realmente é importante, como as atualizações do Shop Channel e outras). Estou tentando criar um tutorial pra ele, assim como outros. Aguardem!
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!!

Consoles que já tive/tenho/quero ter

- Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa
- NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto
- SNES - Vendido com muito pesar!
- N64 - Tenho até hoje, fica do lado do Wii
- Wii (com D2CKey) - Imponente, do lado do N64
- PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Macbook comprado e agora sem grana!!!)

Alegtoons
Member Avatar
Administrador
Admin
Muito bom o tutorial! Vou fixá-lo...
http://www.wiiplayers.hpg.com.br

jcarlos7pt
No Avatar

Dokmos
30 Oct 2009, 22:15
Parte 7 - Instalando as WADs importantes

- Dentro do canal, entre no Wad Manager (aplicativo que aparece na tela principal do HBC).
Então aperte A.
- Em seguida, aparecerá uma mensagem: "Select source device: <Wii SD Slot>"
- Assim aparecerá os arquivos WAD que podem ser instalados, desta vez serão quatros WADs: BackUp Channel.wad, IOS16-64-v257.wad, IOS35.wad e IOS36.wad. Instale todos os WADs.
- Pronto! Seu homebrew está preparado para ser utilizado.
consegui seguir o manual até este ponto, mas ao tentar instalar as 4 WAD dá.me erro.

Será que alguém me pode dar uma ajuda?

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
jcarlos7pt, qual erro que dá? E qual WAD que dá erro?

EDIT: Adicionei o tutorial no índice de tutoriais!
Edited by RafaelBr, 3 Nov 2009, 22:36.
Por favor, dúvidas só no fórum. Nem inventa em mandar e-mail com dúvida ou pedindo convite que eu vou ignorar sem dó!!!

- Atari (não era o original, era um clone que não lembro a marca) - De vez em quando encontro restos dele em alguns lugares da casa
- NES (Na verdade era um Super Charger e não o original) - Outra também que só sobrou o resto
- PSP ou DS (tô na dúvida ainda mas acho que vai ser o PSP) - Quem sabe algum dia!!! (Macbook comprado e agora sem grana!!!)

Dokmos
Member Avatar

jcarlos7pt,

Provavelmente você extraiu errado o Pack 3, lembre que seu cartão de memória depois extraído o Pack 3 deve ficar assim:

Posted Image
Edited by Dokmos, 4 Nov 2009, 16:36.

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros." Ayrton Senna

jcarlos7pt
No Avatar

Dokmos
4 Nov 2009, 12:39
jcarlos7pt,

Provavelmente você extraiu errado o Pack 3, lembre que seu cartão de memória depois extraído o Pack 3 deve ficar assim:

Posted Image
a única coisa que tenho diferente e que não tenho o ficheiro IOS249.wad, mas pelo que me lembro, a certa altura era para apagar esse ficheiro.

Queria por este cena a bombar para por os meus 3 miúdos a gastar energias com a consola.
Obrigado pela ajuda,
JCarlos7PT

jcarlos7pt
No Avatar

RafaelBr
3 Nov 2009, 22:25

Dá-erro em qualquer uns dos WAD, posso tentar anotar os Id's dos erros e por aqui se acharem que e importante.

Obrigado,
JCarlos7PT

jcarlos7pt
No Avatar

jcarlos7pt
4 Nov 2009, 13:30
RafaelBr
3 Nov 2009, 22:25

Dá-erro em qualquer uns dos WAD, posso tentar anotar os Id's dos erros e por aqui se acharem que e importante.

Obrigado,
JCarlos7PT
WAD - Id.Erro

BackUp Channel.wad -> -2011
IOS16-64-v257 -> -1035
IOS35.wad -> -1035
IOS38.wad -> -1035

Estes erros dizem-vos alguma coisa?

Dokmos
Member Avatar

jcarlos7pt, sobre a IOS249 é verdade, já arrumei a imagem.

Eu refiz todo processo de instalação no meu Wii para ver se era o tutorial com algum erro, mas ocorreu tudo bem. Acredito que deve ter sido um erro de incompatibilidade com o seu Wii. Tem certeza que fez tudo conforme o tutorial?

Quote:

Queria por este cena a bombar para por os meus 3 miúdos a gastar energias com a consola.

Você é de Portugal não é? Não entendi bem o que você disse.

Atenciosamente,
Dokmos
Edited by Dokmos, 4 Nov 2009, 16:39.

jcarlos7pt
No Avatar

Dokmos
4 Nov 2009, 16:34
jcarlos7pt, sobre a IOS249 é verdade, já arrumei a imagem.

Eu refiz todo processo de instalação no meu Wii para ver se era o tutorial com algum erro, mas ocorreu tudo bem. Acredito que deve ter sido um erro de incompatibilidade com o seu Wii. Tem certeza que fez tudo conforme o tutorial?

Quote:

Você é de Portugal não é? Não entendi bem o que você disse.

Atenciosamente,
Dokmos
Posso voltar a tentar executar o yutorial de inicio?

Dokmos
Member Avatar

Sim, mas não se esqueça que você na Parte 2 na hora de instalar o Homebrew você deve desinstalar primeiro para depois instalar. Lembre que nenhum processo é 100% confiável, mas por enquanto este não apresentou problemas de brick.

Yuri
Member Avatar

Dokmos... Li seus post no site do wiifever e fiquei muito feliz pela sua iniciatica em relatar um tutorial perfeito para a instalaçao do HBC 4.2...Mas estou com um certo problema na hora da instalaçao da ISO249 verdadeira. Quando eu coloco "network install", começa a instalar perfeitamente mas quando chega no final dela aparece um ERROR e acho que é por isso que nao consigo termina todos procedimento do PACK 3 sem dar erro. Gostaria de uma soluçao caso existisse, e tambem saber se eu formatasse meu wii( Wii System Menu) daria certo o procedimento de instalaçao da ISO 249 verdadeira.?..
Grato Yuri

Dokmos
Member Avatar

Obrigado Yuri, é o seguinte vou ser sincero com você. Bem, faz pouco tempo que tenho meu Wii e tenho ainda pouco conhecimento na área, por isso não tem como eu te afirmar que você pode formatar seu Wii sem problemas, porque eu realmente não sei. Mas quanto a essas perguntas o pessoal aqui do fórum e do Wiifever é mais experiente, pensei em fazer o tutorial para ajudar mesmo a galera que procurava um tutorial bem explicado.

Atenciosamente,
Dokmos

RafaelBr
Member Avatar

Moderadores globais
Yuri
5 Nov 2009, 13:15
Dokmos... Li seus post no site do wiifever e fiquei muito feliz pela sua iniciatica em relatar um tutorial perfeito para a instalaçao do HBC 4.2...Mas estou com um certo problema na hora da instalaçao da ISO249 verdadeira. Quando eu coloco "network install", começa a instalar perfeitamente mas quando chega no final dela aparece um ERROR e acho que é por isso que nao consigo termina todos procedimento do PACK 3 sem dar erro. Gostaria de uma soluçao caso existisse, e tambem saber se eu formatasse meu wii( Wii System Menu) daria certo o procedimento de instalaçao da ISO 249 verdadeira.?..
Grato Yuri
Primeiramente vamos esclarecer algumas coisas. A IOS249 é o espaço em que se instala a cIOS38 (responsável pelo acesso via USB usada pelo USB loader). O update 4.2 oficial instala uma IOS249 stub (quer dizer, um arquivo vazio que só vai ocupar o lugar pra nada ser instalado ali), em outras palavras fake como está no tutorial. Se você não for usar a cIOS38, ou seja, não for usar USB loader ou coisa parecida, pode deixar de fazer esse passo.

Agora vamos ao erro, as possíveis causas de um erro nessa parte são, falta de espaço para ser instalado, arquivo corrompido ou arquivo incompatível com a versão do seu console. Dessas ai a mais provável seria arquivo corrompido mesmo pois falta de espaço é muito difícil de ser (mesmo assim garanta que você tenha no mínimo 250 blocos livres antes de começar qualquer processo de modificação) e arquivo incompatível é impossível já que você está usando a instalação de rede que baixa o arquivo correto para seu console. O que provavelmente pode estar acontecendo é que está ocorrendo alguma coisa na conexão e está baixando o arquivo incompleto. Tente instalar novamente ou então baixe o arquivo para instalação offline (basta procurar por cIOS38) e instale usando o WadManager ou o bootmii.

E para concluir, formatar usando o menu (restore factory settings) só vai remover seus canais e salvos, traços de IOSs instaladas e outros mods vão continuar a existir de alguma forma.

1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
Go to Next Page
« Previous Topic · Tutoriais · Next Topic »
Add Reply
  • Pages:
  • 1
  • 6